Que carro pode ser turbinado?Praticamente todos os carros podem ser turbinados, porem em alguns casos aqui no Brasil o kit não esta disponível para venda, fazendo então com que fique inviável uma adaptação.E quanto a pressão, qual é a melhor sugestão?A pressão ideal é aquela que não exceda 0,8 bar, a qual já proporciona mais de 50% de potencia e não gera riscos de quebras dos componentes internos, quando começa a ultrapassar a pressão sugerida os riscos aumentam também e ficam comprometidos a desgastes severos causando até rompimentos de alguns componentes.A instalação de turbo é proibida por lei ?Nada há na legislação de trânsito que se refira ao turbocompressor ou a outros componentes de preparação. O art. 98 do novo Código de Trânsito apenas proíbe modificações nas características de fábrica do veículo "sem prévia autorização da autoridade competente", sujeitando os infratores a multa e à retenção do veículo até a regularização. A interpretação da norma pelos Detrans é polêmica, mas o de São Paulo já permite a legalização de carros preparados e turbinados.É preciso submeter o carro a uma vistoria técnica, num centro credenciado pelo Inmetro -- Instituto Nacional de Pesos e Medidas, que atestará se o veículo mantém um bom padrão de segurança e está de acordo com as normas de emissões poluentes. Nível de ruído, altura da suspensão (cuidado com as rebaixadas!) e espaços de freada também são avaliados. O custo é de R$ 140. O Inmetro aponta três centros credenciados no estado de São Paulo: Cata (Centro de Avaliação Técnica Automotiva), fone (011) 218-0317; Cetra (Centro de Engenharia de Trânsito), fone (011) 3824-0725; ambos na capital; e Cetem (Centro Técnico de Engenharia), fone (014) 223-8412, em Bauru. Então se deve requerer novo Certificado de Registro e Licenciamento, conforme o art. 123, inciso III do Código. Nele constará a nova potência e pode constar ou não a presença do turbo. Para a aprovação da mudança é indispensável que se apresentem as notas fiscais dos equipamentos e da mão-de-obra, bem como um relatório das modificações. Entre vistoria e documentação perdem-se de 10 a 30 dias, de acordo com o Detran. No que o Intercooler ajuda?O intercooler está cada vez mais reconhecido como um dos componentes principais para melhorar a performance nos motores turbo. O intercooler, é uma espécie de radiador ou mais especificamente um permutador de calor.O intercooler posiciona-se entre o turbo e o coletor de admissão. Proporciona uma melhor performance, e ao mesmo tempo reduz o consumo de combustível. As emissões dos gases de escape e a carga térmica no motor aumenta a confiabilidade do motor em ultrapassagens. A sua função é baixar a temperatura do ar que aumentou bastante depois de o ar ser comprimido pelo turbo. A eficiência de um intercooler mede-se pelo sucesso com que consegue remover esse calor. Contudo um intercooler mall dimensionado também pode causar problemas, não é o simples fato de se adicionar um intercooler que se consegue melhorar performance do motor. Pra que serve a valvula WASTEGATE?Porém este princípio de funcionamento do turbo, também pode ser um causador de problemas para o motor. Como a fonte de energia cinética são os gases de escape, quanto maior a pressão dos gases, maior é a pressão da linha de admissão. Assim, quanto maior a pressão de sobrealimentação obtém-se mais compressão e, com esta, mais potência que, por sua vez , produz mais rotações mais rotações e mais gases de escape, mais rotação no turbo e, mais pressão de admissão ...gerando um círculo vicioso perigoso, que leva o motor a trabalhar dentro dos seus regimes críticos de rotação e temperatura. O próprio turbo, conforme a dinâmica dos gases de escape, pode atingir rotações de trabalho superiores a 120.000 rpm. Para controlar e limitar a pressão do ar de admissão, existe uma válvula reguladora chamada wastegate que trabalha em sistemas mecânicos, monitorando a linha de admissão do coletor, com o objetivo de abrir um by pass (desvio paralelo) para os gases de escape, derivando-os da passagem pela turbina quente.Nos motores mais modernos, essa válvula é controlada através do próprio sistema de gerenciamento eletrônico, que monitora a pressão do ar de admissão através do sensor da massa de ar (G70). Basicamente, a estratégia consiste em informar a unidade de comando do sistema de gerenciamento que a pressão de admissão está se aproximando do limite estabelecido pela calibragem. Com esta informação, a unidade de comando alimenta a válvula eletropneumática (N75) que liberará a pressão elevada de admissão para atuar na válvula wastegate, abrindo o respectivo by pass. O que é uma preparação de NITRO?Uma preparação nitro é simples de ser aplicada a seu carro e aproveita o que já está feito. Um kit de óxido nitroso é o que se costuma chamar de um bloco de potência, pois adiciona uma potência fixa independente das características do motor, já que injeta uma quantidade de oxigênio (presente no óxido nitroso) e de gasolina fixa para uma determinada pressão de injeção e giclês injetores. |